*(PARA SEGUIR ESTE BLOG CLIQUE AQUI )* -

domingo, 24 de julho de 2011

Missão da Nasa vai tentar descobrir indícios de vida em cratera marciana



Ilustração mostra o veículo-robô Curiosity sobre a superfície de Marte. Equipamento já está na Flórida e deve ser lançado rumo ao planeta vermelho no fim deste ano/ Divulgação
RIO - No fim deste ano, a Nasa vai lançar a sonda Curiosity em direção à cratera Gale, a mais profunda de Marte, para tentar descobrir indícios de vida no Planeta Vermelho. A cratera tem 154 quilômetros de diâmetro e uma montanha mais alta que o Monte Rainer, um dos mais altos dos Estados Unidos, com 4392 metros de altura.
Durante uma primeira missão com duração de um ano marciano - aproximadamente dois anos na Terra - pesquisadores vão usar ferramentas de exploração para estudar se a superfície tinha condições ambientais favoráveis para manter vida microbiana e para preservar indícios de uma suposta vida que já tenha existido.
- A Curiosity não só irá nos proporcionar uma riqueza de dados científicos importantes, como vai servir como uma missão precursora para a exploração da vida no Planeta Vermelho - disse Charles Bolden, administrador da Nasa.
Jim Green, diretor da Divisão de Ciência Planetária da Nasa em Washington, explicou a escolha da cratera:
- Cientistas identificaram a Gale como a primeira escolha geográfica para perseguir os objetivos ambiciosos dessa nova missão. O local oferece uma paisagem visualmente dramática e também um grande potencial para descobertas científicas significativas.


Nasa buscará sinais de vida em cratera marciana

A Nasa já escolheu a cratera em Marte para onde enviará o jipe-robô Curiosity. O veículo de exploração equipado com um laboratório terá como missão buscar sinais de vida no planeta vermelho.
O Curiosity, que custou US$ 2,5 bilhões, vai explorar a cratera Gale. Nesse local, onde existe uma montanha, os pesquisadores estudarão a argila e os depósitos de sulfato situados em vários níveis de altitude.
"O local oferece uma paisagem visualmente espetacular, mas também um grande potencial de descobertas científicas importantes", disse Jim Green, diretor da divisão da Nasa (agência espacial americana) encarregada do estudo de planetas, com sede em Washington.
JPL-Caltech/Nasa/France Presse
Ilustração do Curiosity já em solo marciano; o jipe-robô de pesquisa será enviado a Marte no final deste ano
Ilustração do Curiosity já em solo marciano; o jipe-robô de pesquisa será enviado a Marte no final deste ano
Os pesquisadores não esperam que o jipe-robô --cujo nome oficial é MSL (sigla em inglês de Laboratório de Ciência de Marte)-- descubra seres vivos, e sim sinais que demonstrem a existência de vida microbiana e água nas profundidades do lugar a ser analisado.
A Nasa, que já enviou dois jipes-robôs --o Spirit e o Opportunity-- para explorar a superfície de Marte, espera enviar uma missão com tripulação antes de 2030.
O lançamento do Curiosity está previsto para o fim deste ano e sua chegada ao planeta deve ocorrer por volta de agosto de 2012.
O anúncio do destino exato do Curiosity chega 35 anos depois da primeira aterrissagem de uma máquina em Marte, a sonda Viking 1, em março de 1976.
JPL-Caltech/ASU/Nasa/France Presse
Imagem da cratera Gale, para onde será enviado o jipe-robô Curiosity; pesquisa vai buscar vida microbiana
Imagem da cratera Gale, para onde será enviado o jipe-robô Curiosity; pesquisa vai buscar vida microbiana
+

Nenhum comentário:

Postar um comentário