*(PARA SEGUIR ESTE BLOG CLIQUE AQUI )* -

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NASA desenvolve roupa espacial capaz de gerar gravidade própria

Nova tecnologia mantém a pressão exercida pela atmosfera da Terra e evita problemas de saúde entre os astronautas.

 (Fonte da imagem: Draper Laboratory)
O Draper Laboratory iniciou em agosto deste ano o desenvolvimento de uma nova roupa espacial que tem o objetivo de evitar doenças causadas pela ausência de gravidade no espaço. Desenvolvido a partir do programa Inovative Advanced Concepts (NIAC) da NASA, o equipamento é capaz de dar mais estabilidade aos movimentos dos usuários, exercendo pressão semelhante à da atmosfera da Terra.
A adição de uma resistência extra deve ajudar os astronautas a se acostumar melhor com o espaço, evitando problemas de coordenação motora comuns em ambientes com baixa gravidade. A roupa virá equipada com uma unidade de medição e um giroscópio, responsáveis por aumentar ou diminuir a resistência conforme o ambiente em que o usuário trabalha, seja dentro da aeronave ou no espaço.
A nova tecnologia também deve ter aplicações fora do espaço, ajudando a readaptar astronautas ao ambiente terrestre após o fim de longas missões. Além disso, o traje deve auxiliar no tratamento de vítimas de derrames, idosos, ou pessoas que sofreram danos graves ao cérebro ou à espinha dorsal.

Projeto para o futuro

O time de desenvolvedores do Draper Laboratory pretende terminar em 2012 um protótipo que exibe a capacidade da nova tecnologia em um braço humano. A expectativa é de que, caso haja recursos suficientes, o projeto esteja pronto para uso em largo escala em um período que vai de 5 a 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário